Totalmente fora do tópico – Os primeiros campeonatos gaúchos de beisebol (parte 2)

O terceiro campeonato gaúcho de beisebol e algumas outras coisas que ocorreram no beisebol gaúcho no ano de 1961

0

Jogos da Primavera da Sociedade Amigos do Balneário Ipanema

A temporada de 1961 do beisebol porto-alegrense foi aberta em 30 de setembro, durante os II Jogos da Primavera promovidos pela Sociedade Amigos do Balneário Ipanema. O local escolhido foi o campo de polo da Sociedade Hípica. Enfrentaram-se os quadros do Lanifício Kurashiki, de Sapucaia do Sul, e o São Leopoldo. Na Folha da Tarde Esportiva, as escalações são dadas por extenso, sem a definição das posições.

1961 Kurashiki

Kurashiki: Murata, Endo, Takeda, Iwatsuki, Hatsuta, Murata, Taneda F, Taneda K, Nakamura, Taneda S e Takeda H.

1961 São Leopoldo

São Leopoldo: Susuki, Tanisaki, Makino, Segeta, Misusaki, Sugaya, Maeda, Okido, Nakashima, Okido, Komatsu e Tanaka.

O jogo de exibição foi vencido facilmente pelo Kurashiki por 16 a 8.

Beisebol Estrelado

Em 27 de outubro, a Folha da Tarde Esportiva publica nota tratando das conversações sobre a transferência do Departamento de Baseball da Associação Nipo-Brasileira para o Estádio da Montanha e uma aparente incorporação da modalidade pelo próprio clube estrelado. Um ano antes, a Colina Melancólica já havia sido utilizada para a realização do II Campeonato Gaúcho de Beisebol e as negociações entre a Associação e o Cruzeiro só não foram adiante anteriormente porque o estádio havia passado por uma gigantesca reforma ao longo do ano, incluindo a troca do campo de jogo. Curiosamente, muitas décadas depois, o Cruzeiro apoiaria uma equipe de futebol americano.

1961 Beisebol no Cruzeiro.jpg

III Campeonato Gaúcho de Beisebol

Com a cobertura jornalística já perdendo um pouco de força, se comparada à das duas temporadas iniciais, a terceira edição do Campeonato Gaúcho ocorreu no dia 29 de outubro de 1961. Participaram da disputa três equipes que disputaram o campeonato anterior – o Kurashiki (de Sapucaia do Sul, o primeiro campeão), o Nipon (de Porto Alegre, o segundo campeão) e o São Leopoldo – e mais o União (por vezes chamado Union, do Bairro Sarandi, em Porto Alegre) e o Lami (da Zona Sul de Porto Alegre). Curiosamente, na véspera das partidas, anunciava-se “uma equipe de Viamão”, que, acredito, fosse (erroneamente) o Lami. Os jogos foram disputados em algum lugar no Sarandi. A nota que se segue ao torneio é muito curta, mas depreende-se que o campeonato ocorreu da seguinte forma:

  1. WC: Union vence o Lami
  2. Semifinal 1: São Leopoldo vence o Kurashiki
  3. Semifinal 2: Union vence o Nipon
  4. Final: São Leopoldo vence o Union

1961 São Leopoldo campeão.jpg

São Leopoldo, o terceiro campeão gaúcho de beisebol

* A fonte é basicamente a Folha da Tarde Esportiva, incluindo as fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *